Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e com prioridade!

EFD Reinf 2016
EFD Reinf 2016

O QUE É A EFD REINF

Os estados estão caminhando cada vez mais perto de todas informações das empresas desde a criação do Sistema Público de Escrituração Digital, e para ajudar a fechar o circo venho te apresentar o que está por vir, teremos agora a EFD REINF (Escrituração Fiscal Digital das Retenções e Informações da Contribuição Previdenciária Substituída)

 

Um módulo do SPED que terá função de complementar o eSocial, unindo os eventos periódicos que saíram da eSocial, junto com as retenções relacionadas ao Imposto de Renda retido na fonte e as de estimativa.

 

Como visualizamos em posts anteriores, foi liberado os prazos para entrega da DIRF em 2016 referente ao ano calendário de 2015, clique aqui para visualizar. Com o início da EFD REINF a DIRF será extinta.

 

 

FORMATO DA EFD REINF

O formato da EFD REINF será em XML (Extensible Markup Language), enviados através da Web service, ou seja (pela web), subdividida por eventos de informações, tendo a possibilidade de várias transmissões em períodos diferentes.

 

 

INFORMAÇÕES TRANSMITIDAS

EFD REINF
EFD REINF

A EFD REINF irá reunir todas informações de retenções do contribuinte sem relação com o trabalho e também informações sobre a receita bruta para a apuração das contribuições previdenciárias substituídas, deverá ser apresentado mensalmente:

  • Serviços prestados ou tomados sem vínculo empregatício mediante cessão de mão de obra ou empreitada, para avaliação a respeito da terceirização, ainda que não tenha retenção (limpeza, vigilância, portaria, obras, etc).
  • As retenções feitas ou sofridas em Notas Fiscais e devidas a Receita Federal (PIS, COFINS, CSLL, IR, CPP).
  • Detalhamento da Contribuição Previdenciária Patronal e produtos comercializados pelo produtor rural.
  • Detalhamento da Contribuição Previdenciária Patronal e rendimentos recebidos de entidades esportivas.
  • O detalhamento de como é chegado ao percentual de Contribuição Previdenciária sobre Receita Bruta e o que é deixado de pagar de Contribuição Previdenciária Patronal sobre folha de pagamento.  Essa obrigação já é feita de maneira simples pela SEFIP e pelo Bloco P, com a EFD REINF, será informado de forma detalhada.
  • O INSS e Imposto de Renda retidos sem vínculo empregatício por exemplo: Sobre RPAS  ou pró-labore.

Estamos preparando um artigo especial para você explicando tudo sobre as retenções.

 

SUBSTITUIÇÃO DE OBRIGAÇÕES ACESSÓRIAS

A nova escrituração substituirá as informações contidas em outras obrigações acessórias, como exemplo o módulo da EFD Contribuições, segue abaixo algumas substituições:

  • Substituirá o Bloco P (Desoneração da Folha de Pagamento)
  • Fim da DIRF com o evento 2070 da Reinf (retenções na fonte (ir, csll, cofins, pis/pasep) e pagamentos diversos

 

 

CRUZAMENTO DE INFORMAÇÕES COM A EFD CONTRIBUIÇÕES

Cruzamento de dados EFD REINF
Cruzamento de dados EFD REINF

Serão confrontadas as informações informadas em ambas obrigações, como exemplo:

  • Eventos 2050/2060 da Reinf com o registro P100 da Efd Contribuições enquanto o Bloco P não for extinto da Efd Contribuições
  • Evento 2050 da Reinf com os registros c100 e c190 da Efd Contribuições, nas vendas declaradas (Produção Rural) x Base de créditos presumidos
  • Evento 2070 com o registro F600 da Efd contribuições, nas retenções declaradas (autor) x Créditos das retenções (beneficiário)

 

 

LAYOUT DISPONÍVEL

Já foi disponibilizado o Layout da EFD REINF junto com as regras de validação e tabelas, possibilitando a preparação gradual das empresas para adaptação de seus sistemas à nova obrigação acessória, segue abaixo os links para download.

 

 

 

Gostou deste artigo? Se você deseja elevar o nível do seu conhecimento e se tornar especialista no setor fiscal, temos a solução ideal para você.

Estamos falando do curso online e prático mais completo do mercado, o Escrita Fiscal 3.0.

O curso possui mais de 120 vídeo aulas trazendo as situações inerentes a Escrituração Fiscal.

(Ainda temos 15 vagas com Desconto).

Escrita Fiscal 3.0 Bloco

 

Artigos relacionados


Hey, o que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *